terça-feira, 30 de agosto de 2011

Em site oficial, Barcelona relembra encontros históricos com o Santos

Não é só o Santos que espera ansiosamente por uma final do Mundial de Clubes da Fifa contra o Barcelona, em dezembro. Os espanhois também parecem empolgados. O site oficial do Barça publicou uma reportagem lembrando cinco encontros memoráveis entre os dois times. A vantagem é do Barcelona: foram três vitórias dos catalães, contra uma do Santos e um empate.
O primeiro duelo foi em 28 de junho de 1959, em amistoso no Camp Nou. O Barcelona havia acabado de conquistar o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei. Mas foi atropelado pelo Santos: 5 a 1, com dois gols de Pelé, dois de Dorval e um de Coutinho. O brasileiro Evaristo de Macedo descontou para o time catalão. Depois da partida, o técnico do Santos, Lula, disse que Pelé tinha jogado “só 20% do que poderia jogar.”
No ano seguinte, a história foi diferente. Em 3 de julho de 1960, o Santos voltou a visitar o Barça no Camp Nou. No intervalo, o time local já vencia por 4 a 0, com dois gols de Suárez, um de Villaverde e outro de Kubala. O Santos acordou no segundo tempo e fez três gols (dois de Pepe e um de Pelé), mas não conseguiu evitar a derrota.
Em 12 de junho de 1963, nova vitória do Barcelona no Camp Nou, desta vez por 2 a 0, gols de Pereda e Zaballa. O jogo foi cercado de expectativa, já que o Santos era a base da Seleção Brasileira bicampeã mundial no Chile, um ano antes.
Em 1974, os dois times se enfrentaram no torneio Ramon de Carranza, em Cádiz. O jogo foi pelo terceiro lugar – o Barça havia perdido na semifinal para o Palmeiras (2 a 0), mesmo placar imposto pelo Espanyol ao Peixe. Assim, era de se esperar que a partida não tivesse nenhum grande atrativo, certo? Errado. O jogo marcou o encontro histórico entre Pelé, a poucos meses de se aposentar do Santos, e o holandês Johann Cruyff, maior ídolo do Barcelona. O time espanhol logo abriu 4 a 0, com gols de Neeskens (2), Marcial e Asensi. A três minutos do fim, porém, Pelé cavou um pênalti. Ele mesmo converteu e deu números finais ao placar.
O último capítulo foi escrito em 1998, na disputa do torneio amistoso Joan Gamper, em 25 de agosto de 1998, e terminou empatado em 2 a 2. O texto no site do Barça informa que os gols do time catalão foram marcados por Luis Enrique e Figo, mas ignora quem marcou pelo Peixe (Anderson Lima e Adiel). O time catalão acabou vencendo a disputa nos pênaltis, por 5 a 4.

Fonte: Globoesporte.com 

Nenhum comentário:

Obrigado por ter acessado este Blog.


O EC 21 de Abril-Master de Fatima do Sul, agradece pela a sua visita a este Blog.