segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os professores Claudia Capilé e Wagner Cordeiro, estampa texto no Fátima News em homenagem ao 21 de Abril, veja na íntegra


50 anos do Esporte Clube 21 de Abril de Fátima do Sul, por Claudia Capilé e Wagner

Fátima News com Claudia e Wagner
Foto: Acervo Maria José dos Santos (Zezé)
Equipe feminina do Esporte Clube 21 de Abril em Fátima
Equipe feminina do Esporte Clube 21 de Abril em Fátima

Nem só de lideranças politicas influentes no cenário estadual é feita a história de Fátima do Sul. Outros aspectos foram destaques neste município que se originou do projeto de colonização implantado pelo governo Getúlio Vargas, a partir de 1943 no antigo sul de Mato Grosso.
Grupos musicais, artistas plásticos e diversos outros segmentos tiveram oportunidades para se destacar nessas terras, no entanto uma paixão nacional, o futebol, foi uma das modalidades esportivas mais emblemáticas da cidade Favo de Mel.
Vários times surgiram como o Náutico Futebol Clube no ano de 1957, que tinha como presidente o desportista Salvador Hidalgo e em 1962 o Esporte Clube 21 de abril, muitos jogadores desta época ainda residem em Fátima do Sul como: Barrerinho, Osmar Sena, Carlito, Nilson Prado, Vade, Mariapolis, Ercílio, Jorge Caetano, Dedé, Carlinhos Faques entre outros.
Os treinos e os campeonatos aconteciam no campo do Katira onde hoje é o CAIC, até a construção o estádio Manfredo Alves Corrêa, ou 21 de Abril, num terreno doado por Emilio Valota. O time era mantido por cooperativas onde os dirigentes sócios ajudavam entre si com vendas de rifas e mensalidade dos sócios.
O Esporte Clube 21 de Abril viveu momentos de glória. Pelo município de Fátima do Sul passou jogadores que se destacaram fora do município e do estado como: Antonio Carlos (Comercial de Campo Grande MS), (Guarani de Campinas e Nacional de Manaus), Carlos Silva (Mato Grosso) e Marciano (Dourados).
Treinadores e Orientadores deram sustentabilidade ao esporte Clube 21 de Abril muitos desses também eram jogadores como Valdecir Xará, Marciano, Mariapolis, Gilberto Amaral e Cutia. Os treinadores : professor José Harfouche, professor Gamarra e os técnicos Lino e Demétrios.
O futebol é apaixonante, por isto o futebol é arte, ou seja, aquilo que transcende a lógica. Neste texto queremos trazer boas recordações á todos que passaram pelo EC 21 de abril, vestindo a camisa vermelha e branca jogando ou torcendo.
O universo do futebol é caracterizado desde sua origem, como um espaço eminentemente masculino, mas até na historia deste cinquentão fora diferente, pois vencendo preconceitos no auge do Esporte Clube 21 de abril a equipe também teve momentos maravilhosos com sua equipe feminina.
Neste momento histórico onde amigos se reencontram para celebrar seus cinqüenta anos numa partida de veteranos, conclamamos aos apaixonados pelo futebol uma boa oportunidade para unir esforços para reformar e reestruturar o Estádio Manfredo Alves Corrêa e oxalá transformarmos em patrimônio histórico da nossa cidade.
* Por Claudia Coutinho Capilé e Wagner Cordeiro Chagas
Professores na rede Estadual em Fátima Do Sul 

Nenhum comentário:

Obrigado por ter acessado este Blog.


O EC 21 de Abril-Master de Fatima do Sul, agradece pela a sua visita a este Blog.