quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santos x Corinthians - Individualismo contra Coletivismo. Quem leva a melhor?



Santos, SP, 12 (AFI) - Um dos jogos mais esperados do ano no futebol brasileiro será realizado na noite desta quarta-feira, quando Santos e Corinthians se enfrentam na Vila Belmiro, às 21h50, pela partida de ida da semifinal da Copa Libertadores. Um busca o segundo título seguido e o quarto na história, enquanto o outro tenta acabar com o tabu de jamais ter conquistado a principal competição sul-americana. Quem chegar na final enfrentará o vencedor de Boca Júniors-ARG e Universidad do Chile-CHI.
O Peixe aposta no brilhantismo individual de seus jogadores, como Paulo Henrique Ganso e Neymar, ambos confirmados no time titular. Já o Timão prega pelo coletivo, já que não possui nenhuma grande estrela, mas mesmo assim vem se destacando pela função tática dos jogadores, que atacam com a mesma vontade que defendem.
Para chegar até a semifinal, o Santos terminou a primeira fase na liderança do Grupo 1, com 13 pontos conquistados, passando depois por Bolívar-BOL e Vélez Sarsfield-ARG, respectivamente. Enquanto isso, o Corinthians também terminou na liderança do Grupo 6, com 14 pontos, eliminando na sequência Emelec-EQU e Vasco da Gama. Vale lembrar que o Timão ainda não foi derrotado naLibertadores.
Trabalhando o psicológico

Nos últimos dias, mesmo contar sem Neymar (estava com a seleção brasileira nos Estados Unidos), Paulo Henrique Ganso e Arouca (ambos em recuperação) na semana passada, o técnico Muricy Ramalho trabalhou não só a parte tática e técnica, mas também a cabeça dos jogadores para que o time não atacar desesperadamente, abrindo brechas para os contragolpes.

O treinador quer os setores agrupados e a bola sendo tocada de pé em pé até que surja a oportunidade para a finalização com sucesso. A vitória contra o fechado Vélez Sarsfield, pelas quartas de final na Vila Belmiro, foi o argumento usado por Muricy Ramalho para convencer aos jogadores.
Com a recuperação de Arouca, Muricy Ramalho volta a ter em Henrique um lateral-direito de confiança, o que não acontecia com Maranhão. Ele vai atuar mais preso à defesa. Adriano terá a função de proteger a entrada da área, ajudado por Arouca e Elano. No treino de 25 minutos, sem a presença dos jornalistas, nesta terça, no CT Rei Pelé, o técnico montou o time com Henrique na lateral direita, Juan na esquerda, Arouca e Paulo Henrique Ganso no meio campo e Alan Kardec ao lado de Neymar no ataque.
Sem mistério

Tite até apelou para um pouco de mistério, inicialmente dizendo ainda não saber se Paulinho terá condições. Por fim, rendeu-se à escalação dos 11 titulares, mas deixou no ar possíveis mexidas no esquema tático. Certo é que Danilo jogará mais avançado, como centroavante. Ciente de que precisa diminuir a pressão para o jogo de volta no Pacaembu, o treinador garante ousadia. "Não vejo esse jogo como decisivo, a não ser em caso de placar dilatado, de um acidente, o que não acredito", disse Tite, que garante que o time não vai ficar preso na defesa, apenas tentando segurar o resultado de empate.

Ele vai arriscar, quer gol e já cobrou isso do time. O pedido é por capricho na armação das jogadas. "Primeiro é buscar a posse de bola e ter o processo de criação tal qual foram nas outras partidas (na Libertadores). Toma a bola, cria e finaliza, esse é o processo. Agora, se não fizer bem a criação, não adianta pensar em finalizar. Nossa ideia é traduzir em gols as chances ofensivas".
Emerson e Jorge Henrique, abertos como pontas, têm a missão de buscar jogo na defesa e sair em velocidade. Do meio para frente, com liberdade para apostar no drible para "quebrar" a defesa inimiga. Depois, servir alguém melhor posicionado, até mesmo um volante que estiver vindo de trás. Tite sabe que criará pouco e cobra capricho. "O Santos tem um poderio ofensivo muito grande, mas se o nosso time inteiro marcar bem, o que já é nossa característica, teremos chances também de fazer os gols lá na frente", endossou o zagueiro Chicão.

Fonte: Futebol Interior

Nenhum comentário:

Obrigado por ter acessado este Blog.


O EC 21 de Abril-Master de Fatima do Sul, agradece pela a sua visita a este Blog.