segunda-feira, 16 de julho de 2012

Corinthians é o primeiro brasileiro com marca avaliada em mais de R$1 bilhão


Nesta segunda-feira (16), a BDO publicou seu quarto estudo avaliando as marcas dos maiores clubes de futebol do Brasil. A metodologia empregada para a avaliação foi a mesma das outras edições, com a utilização de dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing de cada time e dados econômicos e sociais dos brasileiros. O Sport Club Corinthians Paulista, líder do ranking que apresenta 17 equipes, bateu mais um recorde e pela primeira vez na história do futebol nacional quebrou a marca de R$ 1 bilhão.
 
O estudo levou em conta dados dos balanços financeiros dos clubes de 2011, além de números mercadológicos do início de 2012. Os títulos conquistados nesta temporada, e a consequente valorização ainda maior de marca por eles, serão contabilizados apenas no estudo de 2013. Com isso, a inédita conquista da Copa Santander Libertadores e a disputa do seu segundo Mundial, em dezembro, no Japão, entrarão para a conta do Corinthians apenas no próximo ano.
 
O Corinthians lidera o ranking pelo terceiro ano consecutivo. No primeiro levantamento, realizado apenas com dados – sem estudo mais profundo – em 2004, o Timão apareceu atrás de São Paulo e Flamengo, com valor de marca de R$ 286 milhões. No segundo, já nos padrões atuais, em 2009, ocupou a vice-liderança com R$ 562 milhões. Desde 2010, o Clube do Parque São Jorge assumiu a ponta, abriu grande vantagem em relação às outras equipes e, em 2012, bateu a marca de R$ 1.005,5 bilhão.
 
No espaço de oito anos, o Corinthians foi o clube brasileiro que mais cresceu. O Timão teve evolução de valor de marca de R$ 720 milhões, contra R$ 469 milhões de Flamengo, e R$ 431 milhões de São Paulo, segundo e terceiro colocados do ranking atual, respectivamente.
 
Segundo a avaliação, em 2012 o valor consolidado das 17 marcas mais valiosas entre os clubes de futebol do Brasil foi de R$ 5,38 bilhões. Sendo assim, o Corinthians passa a corresponder a pouco menos de 20% do total. A força da marca do Timão, avaliada em mais de R$ 1 bilhão, é divida por: 51% da torcida, 27% de receitas e 22% de mercado.
 
“O estudo condiz com a realidade, mais da metade da nossa força está em nosso torcedor. Desde o início da gestão do grupo Renovação e Transparência, temos plena consciência de que o maior patrimônio do Corinthians é a sua torcida. A República Popular, composta por mais de 30 milhões de loucos, é um fenômeno, cresceu de forma espantosa durante os 23 anos de jejum, e é prioridade em nossas ações”, comentou Luis Paulo Rosenberg, primeiro Vice-Presidente da Diretoria.
 
“Trabalhamos todos os dias para valorizar a nossa marca e o estudo apresentado pela BDO é resultado disso. Estamos satisfeitos com os números, mas seguiremos trabalhando para aumentar o valor de nossa marca a cada dia e torná-la a maior do mundo no futuro próximo. Com a conquista da Libertadores, a disputa do nosso segundo Mundial e a entrega do estádio, deveremos crescer em proporção ainda maior”, completou Luis Paulo.
 
Reconhecimento internacional
 
No último mês de maio, antes da disputa das quartas de final da Copa Santander Libertadores, umranking foi publicado no site da revista britânica F.C. Business – The Business Magazine For The Football Industry. Nele, o Timão foi o único clube de fora da Europa a ocupar um dos lugares do TOP 25 entre os que possuem as marcas mais valiosas do futebol mundial.
 
O levantamento colocou o Corinthians entre os grandes clubes do futebol europeu. Na lista, figuraram Manchester United, Bayern, Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Arsenal, Liverpool, Manchester City, Milan, Schalke, entre outros.
 
Fonte: Agência Corinthians

Nenhum comentário:

Obrigado por ter acessado este Blog.


O EC 21 de Abril-Master de Fatima do Sul, agradece pela a sua visita a este Blog.